Se você fosse uma pizza

24/03/2006 09:53

No forno
Se fosse uma pizza, você seria suuuperpopular! A famosa massa em formato de disco com diferentes tipos de coberturas é conhecida em todo o planeta e tem uma história que começou há cerca de 5 mil anos.
Mas nem pense que sua tatatatatataravó nasceu na Itália e era uma massa fina com molho de tomate, queijo derretido, sua cobertura favorita, orégano e azeitona. Demorou muito tempo para que a pizza que conhecemos ganhasse essa carinha e, na real, nem foi na Itália que ela surgiu.
Existem relatos de que os antigos egípcios e hebreus já comiam uma massa de farinha, água e sal assada e depois coberta de ervas e alho, chamada piscea.
A receita só começou a se popularizar quando chegou à cidade de Nápoles, na Itália, mas ainda naquele tempo a pizza era comida dobrada ao meio, como se fosse um sanduíche. Ela só ficou famosa mesmo com a ajuda de dom Raffaele Espósito que, no século 19, serviu para a rainha Margherita uma pizza com as cores da bandeira italiana, e deu o nome da rainha àquela iguaria.

 


BFF
Esqueça sua melhor amiga, pois de agora em diante seu BFF será o tomate! Podemos dizer que a pizza só se tornou o que é quando encontrou o molho vermelhinho feito desta fruta (sim, tomate é fruta!). Enquanto a pizza estava sendo desenvolvida na Europa e na Ásia, o tomate saiu daqui do continente americano e foi levado para os outros países pelos espanhóis. Inicialmente acreditavam que o amigo vermelho fosse venenoso, mas por sorte descobriram que ele era bem inofensivo e seu molho ficou pop com a pizza, que começava a ficar parecida com o que conhecemos hoje em dia.



Mamma Mia!
A melhor coisa de ser uma pizza é que por sua causa muitas pessoas se juntam para conversar e confraternizar, pois este é um alimento que é bem mais legal se consumido com quem se gosta! E essas pessoas devem agradecer aos imigrantes italianos, pois foram eles que trouxeram a pizza para o Brasil. O prato combinou tanto com o País que até já estamos entre os países que mais consomem pizza no mundo, só perdendo o primeiro lugar para os Estados Unidos.
Por aqui existe até um dia para a pizza! Em 1985, o secretário de turismo Caio Luiz de Carvalho escolheu o dia 10 de julho como o Dia da Pizza no Brasil, pois estava rolando um concurso estadual para escolher as melhores receitas de pizza nessa época e esse era o dia de divulgar os vencedores.