Cara de Copo

14/11/2011 13:28

Materiais
Que tal ajudar o planeta enquanto se diverte? Um jeito bem legal de fazer isso é criar brinquedos com materiais que iriam para o lixo. Por isso, a gente ensina você a fazer vários bichinhos com copos descartáveis. Dá para fazer até uma fazendinha ou zoológico!
Você vai precisar de:

* Copos descartáveis de plástico já usados (um para cada animal que você for fazer)
* Palitos de sorvete usados (um para cada animal que você for fazer)
* Tinta guache nas cores que você preferir
* Pincel
* Cartolina branca
* Canetinha preta
* Lápis preto
* Tesoura sem ponta
* Cola

1º passo:
Você pode fazer porquinhos, vacas, cães, gatos, macacos, cavalos, leões, ursos, zebras, elefantes e o que mais sua criatividade mandar! Para isso, pinte cada copo descartável das cores que você quer que os bichinhos tenham. Por exemplo:
* para fazer um porquinho, pinte-o de rosa
* para uma vaquinha, pinte-o de branco e faça manchas pretas
* para um cachorro, pinte-o de marrom ou de branco e preto, se preferir um dálmata
* para um gato, pinte-o de cinza ou laranja
* para um leão, pinte-o de amarelo
* para uma zebra, pinte-o de branco e faça listras pretas
* para um elefante, pinte-o de cinza

2º passo
Enquanto espera seus copos secarem, desenhe na cartolina, com o lápis preto, as orelhas de cada bichinho. Lembre-se que os animais têm orelhas diferentes: a do gato é um triângulo, a do elefante é bem grande e a do macaco é um meio círculo, por exemplo.
Alguns animais precisarão de mais detalhes feitos na cartolina:
* Vaca: chifres
* Leão: juba
* Cavalo: crina
* Elefante: tromba
Recorte estes detalhes e pinte-os de guache, seguindo as mesmas cores de cada bicho. Espere a tinta secar.

 

3º passo
Depois que a tinta dos copinhos estiver bem seca, faça o focinho e boca de cada bicho com a canetinha, no fundo do copo. Os olhos ficam na lateral do copo, perto da borda. Se você quiser, desenhe dentinhos, uma língua de fora ou uma boca aberta, por exemplo. Use a imaginação e capriche!

4º passo
Quando a tinta dos desenhos feitos na cartolina secar, cole as orelhas no copo, no lugar correspondente. Se tiver trombas, jubas, chifres e crinas, faça o mesmo com essas partes. Espere a cola secar.

5º passo
Cole o palito de sorvete na borda do copo, atravessando-a de cima a baixo, como mostra a ilustração. Espere a cola secar bem. O palito vai servir para segurar seus bichinhos, como se fossem marionetes.

Resultado
Prontinho! Agora você já pode brincar com seus bichinhos e se divertir muito montando um zoológico ou uma fazenda. Boa diversão!